Olá!

Você já parou para pensar no poder das perguntas? Perguntas, na maioria das vezes, são mais poderosas que as respostas. Pois hoje eu tenho uma poderosa pergunta pra você.

Por que a sua empresa existe?

Para demonstrar o poder dessa pergunta, quero contar uma pequena história.

Eu faço muitas coisas de graça, esse texto é um pequeno exemplo disso. E acabo recebendo muito mais em troca. Na semana passada, por exemplo, ministrei uma palestra chamada “Sai do Operacional” num evento promovido pelo SEBRAE, onde compareceram mais de 150 empresários.

Nessa palestra, tive o prazer de dividir o palco com um empreendedor fora de série. Trata-se do Pedro Concy, fundador da Estante Mágica. A Estante Mágica é uma startup que busca transformar a educação no Brasil e no mundo, permitindo que alunos de pré-escola se tornem autores de livro.

O fato é: de todos os empreendedores e empreendedoras que admiro, nenhum deles trabalha por dinheiro. E o Pedro não poderia ser diferente. O propósito da Estante Mágica é transformar a educação no Brasil, incentivando crianças a valorizarem a leitura desde cedo.

“Ah Eduardo, isso é ladaínha. Todo negócio precisa dar dinheiro.”

Sim, todo negócio deve ser lucrativo. E, de fato, a Estante Mágica é lucrativa. Mas o lucro não deve ser o objetivo final de nenhum negócio.

Lucro deve ser pré-requisito de qualquer negócio.

Sem lucro o negócio não vive. Não acontece. Não se expande. Não alcança mais pessoas. Não cumpre seu propósito.

Nesse mesmo evento, Pedro apresentou sua meta de impactar 1 bilhão de crianças até 2030. Esse é o verdadeiro objetivo, a verdadeira meta. O lucro é o catalisador, que dará a propulsão necessária para alcançar metas mais ousadas.

Lembre-se disso: os negócios cujo objetivo final é dar dinheiro, eventualmente acabarão fadados ao fracasso.

Por que a sua empresa existe?

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