O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é uma ferramenta gerencial que analisa o uso de matérias-primas, estoque e maquinário de forma a otimizar a produção da seu empresa. Esse controle permite a tomada de decisões baseadas em dados, no momento certo e no lugar exato, para atingir a máxima eficiência.

O Planejamento e Controle de Produção oferece muitos outros benefícios para a sua empresa. Entenda melhor no post hoje!

O que é Planejamento e Controle de Produção?

O PCP é um sistema de gerenciamento que otimiza os recursos destinados à produção, melhorando os resultados e permitindo tomar decisões baseadas em dados.

O Planejamento e Controle de Produção permite que uma empresa gerencie os recursos operacionais de modo a garantir que o produto final seja entregue no prazo certo. A seguir estão os principais elementos do Planejamento e Controle de Produção:

  1. Roteamento;
  2. Carregamento;
  3. Agendamento;
  4. Despacho;
  5. Acompanhamento;
  6. Inspeção;
  7. Correção.

1. Roteamento

Trata-se da escolha do caminho ou rota por onde as matérias-primas passam até chegar a linha de produção. Os pontos a serem observados durante o processo de roteamento são se a capacidade total das máquinas foi atingida e se a rota mais curta está sendo utilizada.

Caso a rota mais curta não esteja sendo utilizada, a configuração deve ser corrigida para reduzir o tempo de produção.

2. Carregamento e agendamento

O carregamento está relacionado à preparação da linha de produção e à fixação da data de início e término de cada operação. O tempo de carregamento deve ser medido com base no desempenho de cada máquina.

Já o agendamento deve ser determinado com base no tempo necessário para a fabricação de um produto, considerando todos os fatores envolvidos.

3. Despacho

Despachar é a rotina de colocar em movimento a produção por meio da liberação de ordens e instruções, de acordo com o tempo e a sequência previamente planejados. É aqui que as ordens de serviço são liberadas.

4. Acompanhamento

É uma ferramenta de controle capaz de identificar atrasos e erros durante o progresso do trabalho.

5. Inspeção

A inspeção tem como principal função verificar a qualidade do trabalho executado.

6. Avaliação

No processo de avaliação, uma análise completa é feita e medidas corretivas são tomadas nos pontos que precisem ser melhorados.

Etapas do Planejamento e Controle de Produção

O Planejamento e Controle de Produção é feito em três etapas, a saber:

  1. Pré-planejamento;
  2. Planejamento;
  3. Controle.

Estágio 1: Pré-planejamento

Nesta fase o layout e o fluxo de trabalho são preparados. As operações relacionadas à capacidade das máquinas e o tempo de produção são estimados.

Etapa 2: Planejamento

Nesta fase é realizada uma análise completa sobre a estimativa da produção. O objetivo é saber exatamente quais prazos devem ser cumpridos, o que permite evitar imprevistos e atrasos no processo produtivo.

Estágio 3: Controle

Nesta fase, a produção é despachada, inspecionada e avaliada. O controle analisa a eficiência do trabalho que foi realizado. Essa é uma das fases mais importantes do Planejamento e Controle de Produção, pois visa otimizar recursos, reduzir desperdícios e garantir que a produção seja entregue na data especificada.

O PCP garantirá uma tomada de decisão mais confiável e melhorará o processo produtivo, tornando-o mais eficiente.

E você? Já adota o PCP na sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

OUTROS POSTS

Como escolher um software para controle de produção?

Postado em 25 de outubro de 2018

O que é PCP e qual a sua importância?

Postado em 11 de setembro de 2018

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO