Fluxo de
Exportação

Evite falhas na gestão das suas exportações. O Sistema Mainô você organiza as etapas do processo e emite invoice, packing list, NF-e e muito mais!

logo mainô

Fluxo de Exportação

Evite falhas na gestão das suas exportações, registre informações relevantes dos seus clientes e emita todos os documentos de forma ágil e automatizada!

Sistema para controle do Fluxo de Exportação

Documentos de responsabilidade do exportador

Para cada fase da exportação alguns documentos precisam ser emitidos para formalizar estas etapas. Alguns são de responsabilidade do exportador e outros de responsabilidade do despachante aduaneiro ou da empresa de transporte contratada. Nesta página trataremos dos documentos que precisam ser emitidos pela empresa exportadora durante o fluxo de exportação.

fase comercial

A fase comercial, como o próprio nome sugere, diz respeito a tudo que envolve as condições comerciais de uma exportação, ou seja, a negociação entre importador e exportador. Nessa etapa, são emitidas a Fatura Proforma e a Comercial Invoice.

pré-embarque

A fase de pré-embarque inicia o trabalho operacional da exportação. Uma vez que a parte comercial e os prazos estejam todos definidos, é necessário agora realizar o planejamento logístico da operação. Nesta etapa são emitidos o Draft do BL, o Packing List e a NF-e de exportação.

fase aduaneira

A fase aduaneira se inicia com a emissão da DU-e (Declaração Única de Exportação), que usualmente é emitida pelo despachante aduaneiro e deve ser vinculada a NF-e de exportação. Após a emissão deste documento eletrônico, que pode ser realizada tanto pelo portal siscomex quanto por sistema próprio (via webservices), o despachante irá acompanhar a parametrização da carga, podendo apresentar os canais verde, laranja ou vermelho.

pós-embarque

É hora de, então, reunir todos os documentos relacionados à exportação, juntamente com os certificados necessários, dependendo da carga, para entregar ao cliente final. Essa entrega pode ser feita por meio digital, caso seja aceita pelo cliente, ou enviada por courrier.

Como emitir Fatura Proforma, Invoice, Packing List e outros documentos de Exportação

Controle do orçamento à entrega

Organize e tenha controle das suas vendas emitindo todos os documentos necessários para a operação

Proforma invoice

Fatura comercial

Status de pedido personalizável

Picking e Packing List (romaneio de carga)

Declaração Única de Exportação (DU-e)

Deixe a tecnologia trabalhar
por você!

Reduza erros e ganhe produtividade aliando tecnologia e inteligência à sua operação

Conversão automática de Un. de Medida comercial para Un. de Medida Estatística (tributária)

Conversor de moedas no orçamento

Chat de negociação com cliente em tempo real

Inteligência artificial com sugestão de pedidos baseado no padrão de venda

Suzana-Costa

Você faz o orçamento dentro do sistema e envia para o cliente. Ele fechando o pedido, a nota sai praticamente pronta. Isso foi muito bom porque além da gente apresentar um orçamento graficamente mais bonito, o trabalho de emissão de nota fiscal foi reduzido a quase nada. Um facilitador enorme.

Suzana Costa

Fundadora e CEO d’O Galpão

Mais de 4.000 usuários confiam na Mainô!