Olá!

Esse é o terceiro artigo da série produtividade, dentro do Dicas do CEO. Semana passada falei sobre como somos seres baseados em hábitos e mostrei uma metodologia clara e objetiva para remover hábitos ruins do seu dia-a-dia e incluir hábitos bons. Entender como seu cérebro funciona é o primeiro passo para mudar sua rotina e se tornar mais produtivo.

Uma vez que você entendeu como ele funciona, agora você está no controle! Então é hora de incluir novos hábitos em sua rotina! Quais hábitos você quer mudar? Não sabe ainda? Pois bem, hoje quero trazer 3 hábitos que vão tornar você mais produtivo.

Ah, no final do texto, ainda tem um extra: uma dica de rotina para você implementar a partir das 21 horas, que vai fazer você adquirir os três hábitos de uma vez!

Confere.

Hábito #1) Durma bem

Não é a toa que esse é o primeiro hábito da lista. Ele é o mais poderoso e impactante de todos. Pode parecer clichê, mas essa é uma das mais poderosas ferramentas que você dispõe para ter um dia produtivo. O sono é uma arma incrível de recuperação do seu organismo, do corpo e da mente. É durante o sono que um verdadeiro milagre acontece, e seu corpo trabalha para você. Se você dorme mal, não está dando tempo suficiente para que seu organismo se recupere para o dia seguinte. Certamente acordará indisposto, com mau humor, e estará mais propenso a ter um dia ruim. Já quando você tem uma excelente noite de sono, irá sentir-se renovado, e provavelmente terá um dia incrível e produtivo.

Já li relatos de profissionais da saúde onde o ajuste do sono foi responsável por uma queda na taxa de triglicerídios no sangue. Infelizmente ainda hoje vejo muitas pessoas, inclusive empresários e CEOs, negligenciando essa poderosa ferramenta. Tentam embutir nas pessoas a ideia de que dormir menos irá lhe dar mais horas de trabalho. “Durma 4 horas por dia e você terá 4 horas a mais de quem dorme 8 horas”, eles dizem. Acontece que, ao repetir esse processo continuadamente, você estará sobrecarregando seu organismo. É cientificamente comprovado que dormir pouco ou dormir mal (sono interrompido) provoca modificações no humor, na atenção e na capacidade cognitiva.

O segredo é dormir bem (sem interrupções) e o suficiente (7 a 8 horas por dia, geralmente). Não espere um dia produtivo após uma noite mal dormida.

Hábito #2) Durma cedo

Ouço muita gente falar que não consegue dormir cedo, que o cérebro ainda está ligado e não adianta ir se deitar que o sono não vem. Será que realmente seu cérebro ainda está ligado no 220v ou você quem o mantém assim?

Seja sincero, você vai se deitar com seu celular em mãos? Infelizmente, metade dos brasileiros fazem isso. E depois ainda colocam a culpa no sono! Na verdade, não é o sono que não aparece, é você quem o está bloqueando. Certamente, com um celular na mão, você ficará horas e horas de um lado para outro, scrollando seu feed de notícias e alimentando sua ansiedade. Além de manter sua mente em estado de alerta, ansiosa por novidades, o celular ainda emite a famosa luz azul, que comprovadamente deixa as pessoas mais ativas. Durante o dia, os displays (de computadores, celulares) são confortáveis de olhar, pois elas são feitas para parecer o sol. Mas, às 21h, 22h ou 3h da manhã, você provavelmente não deveria estar olhando para o sol.

Esse é um processo natural e cientificamente comprovado. Quando você é impactado pela luz azul, uma mensagem é enviada para seu cérebro parar de produzir melatonina. Acontece que melatonina é o hormônio que controla o sono. É um processo natural. Quando você recebe luz azul entende a mensagem: não é hora de dormir. Mas quando você faz isso a noite, então você tem um problema.

Se você entende que o sono é realmente importante, não apenas para sua saúde, mas para ter um dia seguinte mais produtivo, procure se desligar dos displays e das notícias. Se for imprescindível utilizar o display, ao menos utilize seu celular em modo noturno, que altera as cores, reduzindo a quantidade de luz azul emitida. Se você vai utilizar um notebook, aplicativos como o f.lux (https://justgetflux.com) fazem esse trabalho por você.

Essas são soluções que ajudam, mas não resolvem a grande ansiedade que temos por atualização. Vivemos num mundo cada vez mais online. Existem diversos aspectos positivos decorrentes disso, entretanto, é inegável que estamos nos tornando pessoas mais ansiosas. Temos receio de perder uma última atualização, uma última notícia. Por isso, minha dica é: a noite, livre-se totalmente dos displays! Pelo menos uma hora antes de dormir. Inclua atividades relaxantes a noite como banho, meditação ou leitura.

Falando em leitura, vamos ao terceiro hábito.

Hábito #3) Leia diariamente

Você sabe o que Elon Musk, Oprah Winfrey, Bill Gates, Warren Buffett e Mark Zuckerberg tem em comum, além de serem bilionários e bem sucedidos, é claro? Todos eles reservam pelo menos uma hora por dia para leitura.

Posso dizer seguramente que os maiores insights que tive vieram de livros. É, sem dúvidas, minha principal ferramenta para me tornar um ser humano melhor a cada dia.

Nesse momento você deve estar pensando: não tenho uma hora por dia para ler. Então, te pergunto: você é mais ocupado que o Elon Musk? Que a Oprah Winfrey? Que Bill Gates? Que Warren Buffett? Ou que Mark Zuckerberg?

Então é hora de encarar a realidade: você não tem o hábito de ler. Não ter tempo é somente uma desculpa. Entretanto, começar com 1 hora por dia pode ser intenso demais para quem não está acostumado a ler. Se esse é seu caso, que tal começar com apenas 5 minutos? Isso mesmo, apenas 5 minutos? Isso vai eliminar a desculpa do “não tenho tempo”, certo? Todo mundo tem 5 minutos. O segredo aqui não é quantidade, mas a criação do hábito. Você verá que assim que adquirir o hábito de ler por 5 minutos, passar para 10 minutos, 30 minutos ou 1 hora será a parte fácil.

Então que tal, numa única ação, colocar em prática 3 novos hábitos em sua vida? Quero te propor uma nova rotina a partir das 21:00. Segue o desafio.

21:00 – Verifique sua agenda do dia seguinte e deixe tudo pronto. Por exemplo, se você vai fazer exercícios no dia seguinte, já deixe sua bolsa da academia arrumada.

21:15 – Tome um banho relaxante.

21:30 – Deite-se na cama e certifique-se que nada vai interrompê-lo. Deixe seus eletrônicos longe. Desligue as notificações. Apenas ouvir o celular vibrar é suficiente para trazer ansiedade. Comece a ler um livro.

Leia até dormir.

Repare que é um jogo de ganha-ganha. Se você não dormiu cedo, você leu mais. Se você leu menos, dormiu mais cedo. Não há derrota nesse jogo.

Vamos implantar essa nova rotina? Me conta se funcionou pra você?

*obs: Eu tenho uma lista de mais alguns hábitos aqui comigo. Você acha que vale a pena divulgar mais três hábitos semana que vem?

OUTROS POSTS

Dicas do CEO: Como promover a leitura e o aprendizado contínuo em sua empresa?

Postado em 14 de fevereiro de 2019

Dicas do CEO: Série produtividade – Mudando a rotina – Parte 2

Postado em 6 de fevereiro de 2019

Dicas do CEO: Série produtividade – como hackear seu cérebro?

Postado em 23 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Série Produtividade – Decisões por impulso

Postado em 16 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Como acessar os maiores especialistas do Brasil

Postado em 9 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Qual o plano da sua empresa para 2019?

Postado em 19 de dezembro de 2018

Dicas do CEO: Qual desses cenários a sua empresa está?

Postado em 5 de dezembro de 2018

Dicas do CEO: Por que a sua empresa existe?

Postado em 28 de novembro de 2018

Dicas do CEO: Prepare-se para o melhor

Postado em 14 de novembro de 2018

Dicas do CEO: Quanto tempo leva pra faturar 60 milhões?

Postado em 31 de outubro de 2018

Dicas do CEO: O que é inovação disruptiva e como ela impacta seu negócio?

Postado em 24 de outubro de 2018

Dicas do CEO: Liderar não é apenas sobre o que você diz ou faz

Postado em 17 de outubro de 2018

Dicas do CEO: Conversas difíceis

Postado em 10 de outubro de 2018

As 5 características a serem avaliadas na contratação

Postado em 3 de outubro de 2018

A importância de sair do operacional

Postado em 28 de setembro de 2018

Como montar um time AAA sem RH

Postado em 26 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Valores são importantes?

Postado em 21 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Como projetar a cultura da sua empresa

Postado em 19 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Defina a cultura da empresa o quanto antes

Postado em 12 de setembro de 2018

Dicas do CEO: 7 dicas para delegar tarefas

Postado em 5 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Toda semana uma dica de gestão

Postado em 29 de agosto de 2018

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO