A necessidade de um bom gerenciamento de estoque em uma empresa independe de seu ramo. Seja ela da área alimentícia, automobilística, informática, dentre tantas outras, controlar bem o estoque é importante para o bom andamento do negócio, da mesma forma que para os lucros da empresa e satisfação do cliente.

Quer saber o que não deve ser feito de forma alguma na hora de gerir o estoque do seu empreendimento? Pretende fugir de conflitos e contratempos?

Continue conosco e descubra quais são os 4 piores erros na gestão de um estoque:

1. Falha de comunicação

Esse item aparece em primeiro lugar por uma razão. No caso, a falha de comunicação entre as partes da empresa é um dos piores erros que podem ser cometidos na hora de regular a estocagem do negócio. Afinal, um vendedor deve ter uma boa noção da quantidade de produtos estocados, para fazer uma venda certa.

Além disso, ele deve se comunicar o tempo todo com os gerentes responsáveis, para que eles saibam qual é a real demanda em determinadas épocas do ano, para que o estoque esteja sempre pronto para receber a quantidade exata de produtos.

2. Falta de instantaneidade

Após uma venda, a atualização do estoque precisa ser feita de maneira instantânea. “Depois eu atualizo”, “espere aí que logo corrijo”, entre outras, são frases que nunca devem ser ditas pelos empregados da empresa.

Falhas podem ser acumuladas, esquecimentos podem vir uns atrás dos outros e, no final de um determinado período, o inventário pode ter um resultado falho e nada fidedigno. Todos devem estar atentos à atualização da estocagem logo depois de uma venda ser realizada.

3. Deixar de realizar inventários

Inventários devem ser realizados de forma periódica, para que as falhas não se acumulem com o passar dos dias. O gestor responsável pode decidir qual será esse intervalo: semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da quantidade de entrada e saída de produtos da empresa.

Essa é uma excelente alternativa para uma rápida identificação de deslizes e erros na contagem, sem falar na busca por soluções.

4. Compras incoerentes

As compras de peças e produtos para o seu estoque devem ser feitas de acordo com a sazonalidade e demanda dos clientes. Ou seja, tenha em mente qual é a real necessidade de cada produto dentro de um determinado período.

Assim, não vai faltar nem sobrar muito além das suas compras — e você não ficará com produtos encostados por baixa saída ou com clientes insatisfeitos por falta de alguma mercadoria muito requisitada, porém indisponível. Sendo assim, planeje as suas compras!

Como posso, então, melhorar a gestão do meu estoque?

Extinguir alguns erros no gerenciamento da estocagem do seu negócio pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, mesmo com essa impressão, a solução pode ser mais simples do que se imagina. A contratação de um sistema de gestão é o ideal para uma empresa que busca a automatização dos recursos, tornando-os simples e instantâneos, além da integração entre os setores da empresa. O grande diferencial é o fato de o software ser feito sob medida, o que é um grande auxílio para todos os colaboradores.

De toda forma, o treinamento e a conscientização por parte de todos da empresa é essencial para a manutenção de uma boa gestão. Não apenas o gerente responsável, mas também os vendedores e demais contratados devem estar aptos a atualizarem as informações e os inventários da empresa, para o bom andamento do empreendimento.

Para você, quais são os piores erros na gestão de estoque dos produtos de uma empresa? Deixe um comentário e compartilhe conosco! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, para ter acesso a outros conteúdos como este.

OUTROS POSTS

Endereçamento logístico: tudo o que você precisa saber

Postado em 3 de janeiro de 2019

Picking: o que é e como ele pode melhorar a logística

Postado em 16 de novembro de 2018

Boas práticas para armazenagem e controle de estoque

Postado em 8 de novembro de 2018

Controle de estoque: tudo que você precisa saber

Postado em 4 de outubro de 2018

O que é controle de estoque e como implementar?

Postado em 27 de setembro de 2018

Estoque para autopeças: 6 dicas para otimização e controle

Postado em 26 de julho de 2018

Relacionamento com o cliente: A mina de ouro inexplorada

Postado em 12 de junho de 2017

Controle de Estoque: Como Transformar Prejuízo em Lucro

Postado em 5 de junho de 2017

Gestão de Estoque: Como classificar e padronizar produtos

Postado em 16 de junho de 2016

As 3 melhores formas de aprimorar sua gestão de estoque

Postado em 16 de junho de 2016

Por que ter um bom controle de estoque?

Postado em 30 de dezembro de 2015

8 Dicas para uma gestão de estoque mais eficiente

Postado em 28 de dezembro de 2015

Guia de Gestão de Estoque Gratuito

Postado em 18 de dezembro de 2015

Planilha de Controle de Estoque Grátis

Postado em 26 de outubro de 2015

Como fazer uma gestão de estoque de sucesso

Postado em 15 de outubro de 2015

Produtos parados no estoque: o que fazer

Postado em 26 de agosto de 2015

5 erros que você deve evitar na gestão de estoque

Postado em 30 de julho de 2015

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO