Compreender e gerenciar adequadamente o estoque de mercadorias da empresa é essencial para o crescimento do seu negócio. Um controle de estoque eficiente permite agilizar as vendas ao melhorar a eficiência e a organização da empresa, diminuindo desperdícios.

O controle de estoque também permite que uma empresa administre a movimentação das suas mercadorias. Assim obtém informações precisas sobre quais produtos possuem maior saída e quais ficam encalhados no estoque. Com isso é possível obter uma melhor saúde e gestão financeira da empresa.

Quer saber como otimizar o controle de estoque e melhorar o controle administrativo da sua empresa? Então, continue a leitura!

5 dicas essenciais para o controle de estoque da sua empresa

1. Mantenha o seu estoque atualizado

Um controle de estoque eficiente deve assegurar que cada produto da empresa tenha um local pré-determinado no estoque. Ele também propicia que o registro de cada produto esteja sempre atualizado. Isso garantirá que a sua equipe de vendas tenha acesso às informações atualizadas a qualquer momento.

Dados precisos não beneficiam somente a equipe de vendas, mas toda a empresa. Por exemplo, o departamento de compras pode precisar contabilizar o custo e a quantidade de cada item existente no estoque da empresa para determinar a quantidade que deverá ser comprada no próximo mês. Com informações atualizadas é possível tomar essa decisão com mais segurança.

2. Monitore todos os aspectos do estoque

Depois de atualizar as informações de todos os seus produtos em estoque é preciso monitorar a logística da cadeia de suprimentos. É necessário visualizar toda a trajetória de um produto desde o momento em que a sua empresa faz o pedido até o momento em que ele é vendido e entregue na casa de um cliente.

Saber onde cada um dos seus produtos está, em tempo real, é algo que irá lhe propiciar total controle da operação. Por meio da utilização de uma solução tecnológica, é possível obter todos os dados necessários para operar e posicionar um negócio para um crescimento exponencial.

3. Estabeleça procedimentos eficientes

Um controle de estoque eficiente exige procedimentos de compra sincronizados com o histórico de vendas e com os dados das demandas anteriores. O histórico de vendas é a ferramenta que determina com precisão a quantidade de produtos que precisará ser comprada a cada trimestre. Os produtos que permanecerem no estoque por um período de 12 meses devem ser marcados como obsoletos e liquidados para evitar custos desnecessários.

>>> Veja também: Gestão de Estoque: Como Transformar Prejuízo em Lucro

Procedimentos como esse permitem tomar decisões importantes sobre o desempenho dos seus produtos no mercado. Produtos que vendem pouco devem ser monitorados e ter o seu estoque reduzido. Já os produtos que vendem acima das expectativas devem ser estocados de acordo com o aumento da demanda e posicionados adequadamente para otimizar as vendas.

4. Divida o estoque por categorias

Uma das melhores técnicas para melhorar o controle de estoque da empresa é categorizando o setor. Um estoque pode ser dividido em vários subconjuntos diferentes, dependendo do tipo de informação que a sua empresa precisa coletar.

Você pode categorizar o local com base na rapidez com que um produto vende ou com base na lucratividade, por exemplo.

5. Estruture o layout para otimizar o estoque

Reestruturar o layout do seu estoque é a melhor maneira de melhorar o processo de recebimento, separação e expedição. A estruturação também permite alocar os produtos que vendem mais para perto da área de vendas. É fácil determinar quais são esses produtos com base no histórico de vendas.

Também é possível otimizar o layout do estoque por meio de prateleiras, para aproveitar o espaço vertical. No entanto, é importante observar que cada empresa terá uma necessidade diferente de layout.

É preciso organizar cada estoque de modo a melhorar o fluxo de trabalho, otimizar as vendas e aproveitar melhor o espaço disponível, de acordo com a necessidade dos vendedores da sua empresa.

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário! 

Traxo - Sistema de Gestão para Comércio

OUTROS POSTS

Picking: o que é e como ele pode melhorar a logística

Postado em 16 de novembro de 2018

Boas práticas para armazenagem e controle de estoque

Postado em 8 de novembro de 2018

O que é controle de estoque e como implementar?

Postado em 27 de setembro de 2018

Estoque para autopeças: 6 dicas para otimização e controle

Postado em 26 de julho de 2018

Relacionamento com o cliente: A mina de ouro inexplorada

Postado em 12 de junho de 2017

Gestão de Estoque: Como Transformar Prejuízo em Lucro

Postado em 5 de junho de 2017

Gestão de Estoque: Como classificar e padronizar produtos

Postado em 16 de junho de 2016

As 3 melhores formas de aprimorar sua gestão de estoque

Postado em 16 de junho de 2016

Por que ter um bom controle de estoque?

Postado em 30 de dezembro de 2015

8 Dicas para uma gestão de estoque mais eficiente

Postado em 28 de dezembro de 2015

Guia de Gestão de Estoque Gratuito

Postado em 18 de dezembro de 2015

Planilha de Controle de Estoque Grátis

Postado em 26 de outubro de 2015

Como fazer uma gestão de estoque de sucesso

Postado em 15 de outubro de 2015

Descubra os 4 piores erros na gestão de estoque

Postado em 5 de outubro de 2015

Produtos parados no estoque: o que fazer

Postado em 26 de agosto de 2015

5 erros que você deve evitar na gestão de estoque

Postado em 30 de julho de 2015

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO