Um mau planejamento na gestão de estoque pode trazer grandes prejuízos financeiros para sua empresa. Corporações de todos os tamanhos têm problemas com controle de estoque e gestão de inventário.

É importante ressaltar que quando você está tentando crescer o seu negócio a partir de uma base relativamente pequena, a atenção aos seus níveis de estoque e como você vai geri-los não só afeta a sua capacidade de crescer, mas tem um impacto direto nos seus lucros, prejuízos e também na satisfação do cliente. Existem algumas dicas para ajudar você a fazer uma gestão de estoque mais eficaz, e é exatamente sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Considere uma solução automatizada

Uma das melhores soluções para a gestão de estoque é automatizar a sua empresa. Principalmente quando falamos de estoque, a automatização reduz a taxa de erro significativamente. Os softwares de gestão são ótimos aliados nessa tarefa, e podem ser introduzidos na sua empresa de acordo com as funcionalidades desejadas.

Confira todas as suas operações de compra e venda

O primeiro passo deve ser sempre verificar o que realmente é vendido em relação ao que você tem comprado. O ideal seria que os números se igualassem, mas a realidade normalmente não é essa. Ao saber o seu estoque real e as suas vendas efetivadas de cada produto, você conseguirá um panorama mais preciso do seu inventário. Com base nos seus números, você saberá quando reduzir os preços, realizar promoções ou fazer novos pedidos aos fornecedores.

Nomeie seus produtos claramente

Se você trabalha com produtos em tamanhos diferentes, certifique-se de que qualquer formulário de pedido que você disponibilize deixe claro qual o tamanho e as especificações solicitadas. Use os nomes que constam no seu sistema de gestão durante toda a operação. Além disso, guarde-os em locais adequados, de forma que sejam facilmente manipulados.

Mantenha o controle de datas de validade

Se você trabalha com produtos perecíveis, controlar as validades é fundamental, sob pena de multas pesadas caso você armazene ou vender produtos vencidos aos clientes. É importante, portanto, que você crie um sistema de lembrete para cada linha de produtos e para quando cada produto deve ter seu preço reduzido, de modo a esvaziar o estoque. Muitas vezes, você terá vários lotes em estoque, portanto, atenção às datas!

Defina um nível de estoque mínimo

Cada fornecedor terá diferentes prazos de entrega e, se você pretende se antecipar e não pode correr o risco de ter falta de produtos, é preciso estabelecer quanto tempo normalmente leva para reabastecer e quanto tempo leva para atingir o seu nível mínimo de estoque. O cálculo pode ser confuso, já que exige uma gestão de cada linha de produtos separadamente, mas um sistema de gestão integrado poderá te ajudar nessa tarefa.

Gerencie devoluções de forma eficaz

Um dos maiores problemas enfrentados pelos varejistas é o estoque proveniente das devoluções. Existem, obviamente, as exigências legais relativas às regulamentações de venda, mas, se você tem que repor um item indesejado, certifique-se de todos os seus sistemas de rotulagem habituais ainda estão no local. Se você tem um produto devolvido porque ele está com defeito, então você também tem que garantir produtos de reposição, sendo necessário alinhar essa questão com seus fornecedores.

Controle regular para melhorar a gestão de estoque

Fazer um levantamento regular é fundamental para verificar, inclusive, se o seu sistema de vendas e armazenagem está funcionando corretamente. Se você encontrar erros, é melhor identificá-los antes de tirar um pedido de um cliente ou mesmo realizar uma compra de um fornecedor. Estoque é dinheiro, e mantê-lo em ordem é essencial para o seu fluxo de caixa.

Trabalhar a gestão de estoque de forma ineficaz é prejudicial para o seu negócio como um todo. Com o objetivo de proporcionar um aprofundamento no tema, confira nosso Guia de Gestão de Estoque. É gratuito e vai te ensinar um pouco mais sobre este assunto tão importante para o crescimento do seu negócio. Aproveite também para curtir nossa fágina no Facebook e troque experiências sobre gestão de estoque, além de baixar a Planilha de Controle de Estoque abaixo, também gratuita. Boas vendas!

 

OUTROS POSTS

Endereçamento logístico: tudo o que você precisa saber

Postado em 3 de janeiro de 2019

Picking: o que é e como ele pode melhorar a logística

Postado em 16 de novembro de 2018

Boas práticas para armazenagem e controle de estoque

Postado em 8 de novembro de 2018

Controle de estoque: tudo que você precisa saber

Postado em 4 de outubro de 2018

O que é controle de estoque e como implementar?

Postado em 27 de setembro de 2018

Estoque para autopeças: 6 dicas para otimização e controle

Postado em 26 de julho de 2018

Relacionamento com o cliente: A mina de ouro inexplorada

Postado em 12 de junho de 2017

Controle de Estoque: Como Transformar Prejuízo em Lucro

Postado em 5 de junho de 2017

Gestão de Estoque: Como classificar e padronizar produtos

Postado em 16 de junho de 2016

As 3 melhores formas de aprimorar sua gestão de estoque

Postado em 16 de junho de 2016

Por que ter um bom controle de estoque?

Postado em 30 de dezembro de 2015

Guia de Gestão de Estoque Gratuito

Postado em 18 de dezembro de 2015

Planilha de Controle de Estoque Grátis

Postado em 26 de outubro de 2015

Como fazer uma gestão de estoque de sucesso

Postado em 15 de outubro de 2015

Descubra os 4 piores erros na gestão de estoque

Postado em 5 de outubro de 2015

Produtos parados no estoque: o que fazer

Postado em 26 de agosto de 2015

5 erros que você deve evitar na gestão de estoque

Postado em 30 de julho de 2015

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO