Para serem bem-sucedidas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm de buscar eficiência tanto em seus processos internos quanto no relacionamento com seus clientes. O que acontece, dentro da empresa de importação, impacta diretamente em seu relacionamento com os clientes. E, por consequência, nos resultados e prosperidade da organização.

Neste artigo, vamos apresentar sete estratégias para que sua empresa de importação cresça.

1. Analise e reveja os processos da sua empresa de importação

Sua empresa de importação tem processos claros e bem definidos? Investir em processos, monitorá-los e melhorá-los é um ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Os processos são um conjunto de atividades relacionadas que executam um determinado objetivo.

Por exemplo, se a sua empresa importa vinhos, essa tarefa deverá passar por diversos setores e ser executada por várias pessoas, não é mesmo? Tais como cadastro e pesquisa de fornecedores, compra, emissão da nota fiscal de importação, recebimento dos produtos etc., são muitas as etapas que devem ser executadas até que a importação dos vinhos seja concluída.

Quando a empresa não possui um processo, a importação pode ser feita de qualquer maneira, sem padrão ou planejamento. Não há como controlar a qualidade ou ainda identificar as tarefas que têm gerado prejuízo. Outro problema é que o conhecimento fica retido na mente de quem executa as tarefas, dificultando que ele possa ser replicado.

Os processos irão padronizar essas atividades. Além disso, será possível conquistar melhorias, identificando os pontos fracos do processo que geram desperdício e até mesmo tarefas desnecessárias. É possível, por exemplo, analisar que se informatizar a emissão da nota fiscal de importação, fazendo com que a empresa diminua o tempo despendido e minimize erros.

Por isso, investir em monitoramento e melhoria de processos é um fator importante  para o sucesso de uma empresa de importação. Estabeleça processos bem claros e os documente. Assim é possível que todos os envolvidos com as atividades possam adotar as melhores práticas.

2. Selecione fornecedores de qualidade

A prospecção e parceria com Trading Companies confiáveis no exterior são fatores importantes para que uma empresa de importação possa crescer. Ter correspondentes no exterior que possam efetuar inspeções e desembaraços, manter contato e uma atuação adequada junto ao mercado produtor nos países de origem é um diferencial significativo.

Busque obter cadastros e parcerias com despachantes aduaneiros. Isso também é uma ação importante para garantir operações adequadas na importação e evitar riscos de erros que impactem no processo final.

3. Calcule a viabilidade econômica das importações

Determinar a viabilidade econômica numa importação é importante para não causar frustração ao cliente. Por isso, para determinar o preço final do produto, é preciso ponderar diversas especificidades, que vão desde o custo total até a demanda de mercado e percepção de valor do cliente.

E para isso, trabalhar com sistemas que realizam cálculos e funcionalidades de conhecimento específico dos custos envolvidos nas operações é fator determinante para a realização de bons negócios em empresa de importação.

4. Invista em tecnologia

Assim como processos bem claros e definidos impactam na prosperidade da sua empresa de importação, a tecnologia também será essencial para o crescimento do empreendimento. Vivemos na era da informação, que tornou os consumidores ávidos por agilidade e qualidade. E sem a tecnologia adequada, não é possível suprir essas expectativas.

E recursos tecnológicos são tantos equipamentos de última geração como sistemas de informação que facilitam e automatizam a rotina da sua organização.

Por exemplo, fazer o cálculo de uma Nota Fiscal de Importação, manualmente, pode demandar tempo e ainda por cima é passível de erros humanos. Ao automatizar essa tarefa, o cálculo da NF-e é realizado em minutos, com pouquíssimas chances de erro.

NF-e de Importação

Com a tecnologia é possível fazer com seus funcionários se concentrem em tarefas de maior valor, deixando as tarefas rotineiras e repetitivas para o sistema. Isso gera mais agilidade para a empresa, melhora na tomada de decisões e mais qualidade para o serviço.

5. Tenha domínio dos aspectos legais e fiscais

Dominar as exigências legais e fiscais é fundamental para que uma empresa de importação possa realizar com sucesso suas atividades, inclusive funcionando como uma assessoria para os clientes e fornecedores.

Perceba que ter domínio destes aspectos pode mudar o resultado de uma compra, conseguindo ganhos que só esse conhecimento pode proporcionar.

6. Invista e valorize em seu RH

Investir na equipe e reconhecer a capacidade de conhecimento e trabalho são fatores importantes para motivar seu pessoal.

Trace estratégias adequadas de RH, com programas de avaliação, treinamentos, estabelecimento de metas e remunerações variáveis e assim terá sempre a melhor equipe a seu lado, contribuindo para atingir resultados cada vez melhores.

7. Busque a qualidade e satisfação dos clientes

Treine a sua equipe de vendas e suporte, a fim de que ela possa realizar um atendimento adequado aos clientes. Invista em um bom pós-venda para fidelizar o seu cliente. Esse ponto é importante, pois trabalhando com qualidade externa e interna, a empresa evita retrabalhos que impactam diretamente em custos e na satisfação de clientes.

Reavaliar processos, investir em conhecimento de legislação, desenvolver parcerias e qualidade, entre outros fatores, são os passos fundamentais que farão a sua empresa crescer. O sucesso é processo contínuo que exige ações constantes por parte dos empreendedores.

Acesse nosso blog para ler outras matérias sobre importações e dicas para a sua empresa prosperar.

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