Conduzir um negócio não é fácil e, nem de longe, uma tarefa solitária: é preciso contar com uma boa equipe de funcionários, parcerias estratégicas e, também com fornecedores confiáveis.

E para encontrar um fornecedor que preste serviços de qualidade, que não tenha grandes burocracias e, principalmente, que não te deixe na mão na hora que você mais precisa é um dos grandes desafios que todo empreendedor encontra, em especial aqueles que trabalham com importação.

Para não ter grandes problemas com quem fornece peças ou produtos para sua empresa, preparamos uma lista de dicas para você começar com o pé direito e encontrar fornecedores confiáveis, que serão verdadeiros parceiros do seu negócio. Confira!

1. Pesquise, pesquise, pesquise

A Internet não é apenas uma ferramenta para você divulgar sua marca e vender seus produtos online. Ela também é uma importante fonte de pesquisa que pode e deve ser usada para encontrar fornecedores confiáveis. Em sites de busca, procure pelo nome do produto que você deseja + os termos fornecedor, revendedor, distribuidor ou mesmo depósito.

Não pare na primeira página de resultados e, caso encontre algum nome que parece promissor, faça uma pesquisa extensa sobre esse fornecedor: procure por preços e tarifas praticadas e busque por depoimentos de quem já contou com seus serviços. Assim, você conseguirá ter uma boa visão da reputação da empresa com a qual você pretende se relacionar.

2. Participe de feiras e acompanhe a mídia especializada

As feiras temáticas costumam colocar, em um só lugar, compradores e fornecedores em um só lugar. É uma excelente oportunidade para entrar em contato direto e pessoal com quem representa determinada distribuidora, chegar a qualidade de determinados produtos e até verificar a documentação legal.

Além disso, também é uma oportunidade de realizar pesquisa de preços, condições e até mesmo fechar negócios promissores. Outra dica importante é acompanhar catálogos de feiras nas quais você não pode comparecer ou mesmo revistas dedicadas ao seu ramo de negócio: nesses veículos é possível encontrar informações preliminares importantes sobre uma vasta gama de fornecedores, como preços praticados e serviços oferecidos.

 

Guia de Vendas 100% Gratuito


3. Busque indicações

Provavelmente, esta é a forma mais tradicional e uma das mais efetivas para encontrar fornecedores confiáveis: pedir indicação de quem já utilizou determinado serviço ou comprou um produto e pedir a impressão geral sobre a entrega feita.

Afinal, nada melhor do que saber de uma experiência real de relacionamento entre comprador e distribuidor para ter uma ideia mais precisa de como determinado fornecedor trabalha.

4. Faça engenharia reversa

Trata-se de comprar um determinado produto e, com ele em mãos, tentar descobrir qual foi o fornecedor original. Essa é uma prática que deve ser utilizada apenas em último caso: você pode acabar instigado a simplesmente copiar um concorrente ou simplesmente perder o seu tempo tentando rastrear algo que não pode ser encontrado facilmente.

Mesmo, em último caso, é uma maneira interessante de encontrar fornecedores que trabalham com peças exclusivas ou que não são fáceis de encontrar no mercado.

5. Visite o seu fornecedor

Você seguiu todas as antigas anteriores e encontrou um fornecedor que pode ser exatamente aquele que o seu empreendimento estava precisando. Antes de fechar negócio, no entanto, é preciso conhecer, de fato, com quem você está firmando uma parceria.

Procure ir a fábrica ou depósito do seu fornecedor, observe as condições de trabalho que ele oferece aos seus funcionários, se a empresa tem controle de qualidade ou um setor de logística organizado e eficiente. E não se esqueça de conferir, in loco, se o possível fornecedor segue toda a legislação da sua área e se tem documentos em dia.

Encontrar um fornecedor confiável pode não ser uma tarefa simples, mas fazê-lo de forma consistente pode prevenir que sua empresa encontre problemas e possa prosperar. Você já teve algum problema com fornecedores? Compartilhe conosco! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter: é fácil, rápido e gratuito!

OUTROS POSTS

3 dicas de como montar um time de vendas de sucesso

Postado em 7 de fevereiro de 2019

Pipeline de Vendas: Saiba como organizar suas vendas

Postado em 29 de janeiro de 2019

Como estipular a precificação do meu produto: Valor ou Custo?

Postado em 18 de janeiro de 2019

Controle de vendas: Assuma o controle da sua carteira de clientes

Postado em 29 de novembro de 2018

O que é controle de vendas e como implementar?

Postado em 4 de setembro de 2018

Gestão Comercial de Autopeças: Associativismo como ferramenta

Postado em 2 de agosto de 2018

Entenda como calcular o preço de venda

Postado em 15 de março de 2016

Como precificar produtos da forma correta

Postado em 25 de janeiro de 2016

Guia Prático: Como Aumentar as Vendas

Postado em 18 de dezembro de 2015

Como vender mais: veja 4 dicas

Postado em 11 de setembro de 2015

6 dicas para expandir suas vendas

Postado em 23 de julho de 2015

COMENTÁRIOS

Existem 0 comente este post.

ADICIONE UM COMENTÁRIO