Você sabia que é mais fácil vender para quem já comprou seu produto? Reter clientes pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar novos. Portanto, sua empresa deve estar preparada não apenas para encantar e atrair novos clientes como também para fidelizá-los. Um cliente fiel traz um benefício adicional de ser um porta-voz que aumenta a credibilidade de sua empresa.

Que tal umas dicas para encantar e reter clientes? Confira no nosso artigo!

1. Capacite a equipe de vendas para encantar e reter clientes

O início do processo de vendas tem grande importância. Ele não apenas capta novos negócios como também influencia o retorno do cliente. Por isso, dê máxima atenção a forma que um cliente é atendido

Toda a cadeia comercial deve ser qualificada para atuar com eficiência nesta etapa do processo de vendas. É importante atender de forma única cada potencial comprador. Isso faz com que ele se sinta valorizado, ou seja, ele passa a perceber valor em sua empresa. 

Perceba que, atualmente, até a gentileza no trato com as pessoas vem sendo um diferencial nas vendas. Por meio de uma relação de proximidade, respeito, conhecimento e atenção, é possível encantar e reter clientes.

Para obter essa excelência, implante treinamentos de qualidade no atendimento e técnicas de tratamentos adequados a serem prestados aos clientes.

2- Implante uma política diferenciada de pós-venda

O pós-venda é muito importante para reter clientes. Empresas que direcionam seus esforços para somente captar novos clientes podem perder boas oportunidades de negócio. Isso porque, como dito no início do texto, é mais fácil vender para quem já comprou.

Portanto, invista no pós-venda. Há várias maneiras de conseguir essa fidelização, tais como:

  • Pedir feedback do atendimento e dos produtos;
  • Dar um suporte adequado que sane as dúvidas e resolva os problemas do seu cliente;
  • Dar brindes e outras coisas úteis e interessantes (textos, e-books, webinários, cursos, entre outros);
  • Fazer novas ofertas baseadas nas compras, comportamento e preferências de seus clientes.

3- Conheça o perfil de seu cliente

Conhecer seu público-alvo é outra forma de reter clientes. Assim, é possível oferecer produtos e serviços desejados de acordo com as preferências de seu público. E não apenas isso, é possível, também, entender os hábitos de compra, consumo e até mesmo a melhor linguagem e maneira de se relacionar com seus potenciais compradores.

4- Faça-se presente, sem importunar seu cliente

Construir bons relacionamentos é a chave para atrair potenciais compradores e fechar novas vendas. Portanto, construa uma relação com sua base de contatos, seja por meio de e-mail marketing, redes sociais, etc.

Mas lembre-se, é muito importante que esse relacionamento seja personalizado e humanizado. Evite linguagens robotizadas, impessoais e frias. Hoje as empresas investem cada vez mais em criar um tom de voz próximo ao humano. Isso não só facilita o atendimento como tem ajudado muitas empresas a conquistarem novas vendas.

5- Invista em logística

Hoje o e-commerce já é parte da rotina dos consumidores. Inclusive, muitas pessoas preferem comprar pela internet pela comodidade e outras vantagens. E existem vários fatores que fazem os clientes preferirem comprar em uma determinada loja virtual. Um deles é a entrega.

Entregas dentro do prazo, com um preço de frete bom, podem ser os fatores que farão as pessoas comprarem em sua loja. E para que a sua empresa conquiste excelência na entrega é preciso investir em logística. Ter um inventário do estoque correto, terceirizar uma empresa confiável de entregas, etc., terá grande impacto na satisfação de seus clientes. 

Várias são as ações para encantar e reter clientes. Aplique essas dicas acima e você verá como sua empresa lucrará com isso.

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